Blog sobre Arqueologia no vale do rio Itapocu. Criado com a finalidade de estudar e preservar o material arqueológico existente na região que abrange todo o vale do rio Itapocu, incluíndo a catalogação e conservação de acervos particulares e sítios arqueológicos ainda existentes (cerâmico, lítico, abrigo sob rocha, etc...). Todas as peças fotografadas neste blog (não foram usados escalas), são em sua maioria oríundas de descobertas aleatórias e fortuitas de seus detentores. Com este trabalho, se pretende criar em breve um Museu de Arqueologia do Vale do Itapocu pra preservar a história dos primeiros habitantes da nossa região (Homem do Sambaqui, Itararés e Guaranis). A comercialização de qualquer material arqueológico no Brasil caracteriza crime previsto em lei. Esta pesquisa será incluída no documentário e livro: Redescobrindo o Itapocu.

Observações: O idealizador deste blog e sua pesquisa sobre arqueologia não tem vínculos com órgãos públicos reguladores e fiscalizadores (FUNAI, IPHAN), instituições acadêmicas e também não participa de qualquer grupo ativista e político indigenista!

Legislação sobre arqueologia no Brasil clique aqui.

Visite tambem o blog:
Caminho do Peabiru - Ramal Santa Catarina

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no colegiado de cultura da AMVALI.

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no novo colegiado de cultura da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) no último dia 04 de abril de 2017. Link de acesso a matéria na imagem da foto.

Programa Cidade em Ação (06/07/2016) - TV Cidade de Joinville / SC.

Redescobrindo o Itapocu - Documentário Completo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Abrigo sob rocha na localidade de Ribeirão da Pedra Branca em Jaraguá do Sul - SC.


Datação do local: Desconhecida

Tradição: Itararé

Este abrigo sob rocha ou gruta como é mais conhecido fica no alto do morro na localidade de Ribeirão da Pedra Branca em Jaraguá do Sul - SC. Neste local que é chamado popularmente pelos moradores do lugar com o nome de "toca do bugre", se encontra o próprio ribeirão Pedra Branca onde o acesso se dá cerca de 100 metros da rua principal da localidade, mas com a interferência do homem na natureza, atualmente o curso da água é menor e quando não está na época de cheias o ribeirão passa somente pelo lado esquerdo da queda da água, deixando o lado direito por onde se tem acesso ao local a maior parte do ano seco. Dentro do abrigo sob rocha, existe duas pequenas galerias que se divide logo na entrada e a mesma se encontra infestada de morcegos. Segundo um morador das proximidades que tem um pesque e pague, antigamente o mesmo ouviu falar dos primeiros moradores daquela localidade que dentro deste abrigo sob rocha tinha partes de uma ossada humana no interior da gruta, mas foram retiradas pelos primeiros moradores daquela época. No entanto, alguns anos atrás, seu filho encontrou logo abaixo da queda da água na beira de uma pequena piscina natural que dá acesso a gruta um machado de pedra e uma ponta de flecha que infelizmente outras pessoas acabaram ficando com estes artefatos líticos. O mesmo conta ainda que próximo do cume da localidade do Ribeirão da Pedra Branca conhecido como “Morro da Telesc”, foi encontrada por ele cerca de 40 anos atrás de uma grande rocha outra ossada humana, mas não soube especificar se as ossadas se tratava de um antigo morador do local ou de índio. O senhor indicou ainda uma possível bacia de polimento feita na beira no topo de uma pequena queda da água no mesmo ribeirão Pedra Branca logo acima de sua propriedade no sítio de seu filho, na qual fui verificar, mas chegando no local fica difícil afirmar se foi capricho da natureza ou se houve realmente alguma interferência parcial humana, pois se vê claramente que parte da parede que forma a bacia de água parece haver interferência da mão humana. Tudo indica que na região do vale do rio Itapocu, este seria um dos poucos abrigos sob rocha ou grutas mais preservados e com fortes indícios de ter sido um dia “sítio cemitério em abrigo sob rocha”.

OBS: Esclarecendo melhor sobre o que é um abrigo sob rocha, vou dá um exemplo aqui na região não muito distante da bacia hidrográfica do vale do Itapocu. Foi catalogado por arqueólogos na década de 60 do século passado um “sítio cemitério em abrigo sob rocha” que fica na localidade de Cerro Azul (represa de Volta Grande), a 50 quilômetros do centro da cidade de Rio Negrinho e que fica próximo da divisa com as cidades de Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros. O lugar ficou conhecido como “abrigo Rückl ou Rückel” (em homenagem ao antigo proprietário das terras onde fica o abrigo sob rocha no cume de um pequeno morro). Neste local, foram encontrados restos de conchas de água doce (conhecido como sambaqui fluvial), algumas ossadas humanas e ferramentas líticas como pontas de flecha e fragmentos de cerâmica, sendo que parte dos achados se encontram na coleção (acervo) particular de Teodoro Saade em Mafra e também no museu municipal Carlos Lampe em Rio Negrinho. Mais pra frente, estarei divulgando este local aqui neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário