Blog sobre Arqueologia no vale do rio Itapocu. Criado com a finalidade de estudar e preservar o material arqueológico existente na região que abrange todo o vale do rio Itapocu, incluíndo a catalogação e conservação de acervos particulares e sítios arqueológicos ainda existentes (cerâmico, lítico, abrigo sob rocha, etc...). Todas as peças fotografadas neste blog (não foram usados escalas), são em sua maioria oríundas de descobertas aleatórias e fortuitas de seus detentores. Com este trabalho, se pretende criar em breve um Museu de Arqueologia do Vale do Itapocu pra preservar a história dos primeiros habitantes da nossa região (Homem do Sambaqui, Itararés e Guaranis). A comercialização de qualquer material arqueológico no Brasil caracteriza crime previsto em lei. Esta pesquisa será incluída no documentário e livro: Redescobrindo o Itapocu.

Observações: O idealizador deste blog e sua pesquisa sobre arqueologia não tem vínculos com órgãos públicos reguladores e fiscalizadores (FUNAI, IPHAN), instituições acadêmicas e também não participa de qualquer grupo ativista e político indigenista!

Legislação sobre arqueologia no Brasil clique aqui.

Visite tambem o blog:
Caminho do Peabiru - Ramal Santa Catarina

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no colegiado de cultura da AMVALI.

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no novo colegiado de cultura da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) no último dia 04 de abril de 2017. Link de acesso a matéria na imagem da foto.

Programa Cidade em Ação (06/07/2016) - TV Cidade de Joinville / SC.

Redescobrindo o Itapocu - Documentário Completo

terça-feira, 18 de junho de 2013

Acervo do Museu Municipal Emílio da Silva em Jaraguá do Sul - SC.


Datação das peças: Desconhecida

Tradições: Itararé e Tupi Guarani

O museu histórico municipal Emílio da Silva que fica na praça Ângelo Piazera no centro de Jaraguá do Sul, conta através do seu acervo a história da cidade e região desde os tempos da imigração e colonização que começou no final do século XIX. E neste lugar se inclui também um pequeno espaço dedicado a arqueologia. Porém, as peças líticas e cerâmicas que foram doadas para o museu e que estão expostas para o público, são originarias em sua maioria das cidades de Piraquara (região metropolitana de Curitiba no estado do Paraná), Pilar do Sul (fica entre as cidades de Itapetininga e Sorocaba no planalto sul do estado de São Paulo), e outros lugares e regiões do Brasil (algumas peças foram doadas desde o final da década de 60 do século passado). Somente alguns materiais líticos e cerâmicos que foram localizados na região do vale do Itapocu se encontram expostos no museu (a maior parte ainda não se encontram identificadas). Se destacam no acervo algumas mãos de pilão, machados e outros utensílios de pedra feitos de granito e arenito, além de alguns fragmentos (cacos) de cerâmica e artesanato indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário