Blog sobre Arqueologia no vale do rio Itapocu. Criado com a finalidade de estudar e preservar o material arqueológico existente na região que abrange todo o vale do rio Itapocu, incluíndo a catalogação e conservação de acervos particulares e sítios arqueológicos ainda existentes (cerâmico, lítico, abrigo sob rocha, etc...). Todas as peças fotografadas neste blog (não foram usados escalas), são em sua maioria oríundas de descobertas aleatórias e fortuitas de seus detentores. Com este trabalho, se pretende criar em breve um Museu de Arqueologia do Vale do Itapocu pra preservar a história dos primeiros habitantes da nossa região (Homem do Sambaqui, Itararés e Guaranis). A comercialização de qualquer material arqueológico no Brasil caracteriza crime previsto em lei. Esta pesquisa será incluída no documentário e livro: Redescobrindo o Itapocu.

Observações: O idealizador deste blog e sua pesquisa sobre arqueologia não tem vínculos com órgãos públicos reguladores e fiscalizadores (FUNAI, IPHAN), instituições acadêmicas e também não participa de qualquer grupo ativista e político indigenista!

Legislação sobre arqueologia no Brasil clique aqui.

Visite tambem o blog:
Caminho do Peabiru - Ramal Santa Catarina

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no colegiado de cultura da AMVALI.

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no novo colegiado de cultura da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) no último dia 04 de abril de 2017. Link de acesso a matéria na imagem da foto.

Programa Cidade em Ação (06/07/2016) - TV Cidade de Joinville / SC.

Redescobrindo o Itapocu - Documentário Completo

quinta-feira, 27 de março de 2014

Acervo do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann em São Bento do Sul - SC.


Datação das peças: Desconhecida

Tradições: Itararé e Guarani

O museu natural entomológico Ornith Bollmann de São Bento do Sul que fica no bairro Oxford, defronte ao trevo da rodovia SC-418 (antiga SC-301) na altura do Km 59 que dá acesso a localidade de Mato Preto (SC-420 ou Rodovia dos Móveis), tem como principal exposição museológica um considerado acervo de insetos e demais invertebrados, além de um espaço de taxidermia (animais empalhados encontrados na região como felinos e répteis, por exemplo), materiais geológicos (cristais e madeiras petrificadas), além de materiais arqueológicos que foram cedidos pelo museu municipal doutor Felippe Maria Wolff também de São Bento do Sul para serem expostos neste museu. No acervo, se encontram algumas mãos de pilão polidas de granito, arenito e basalto, algumas pontas de flecha de quartzo leitoso e granito, dois machados de pedra de granito, uma lasca de pedra trabalhada, uma ponta de projétil romba ou virote de granito que servia pra abater pássaros e também colher frutos. Estas peças são oriundas de cidades catarinenses próximas de São Bento do Sul como Rio Negrinho, Mafra, Campo Alegre e também da cidade paranaense de Agudos do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário